1º Período

Festa de Natal

Pré-escolar e 1.º ciclo (Expo Salão)

A Festa de Natal das crianças das creches, dos jardins-de-infância e do 1º ciclo, realizou-se, como tem sido hábito, no Expo Salão de Sernancelhe envolvendo a Autarquia de Sernancelhe, o Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, a Associação de Pais, a Academia de Música e a Santa Casa da Misericórdia. Na manhã do dia 16 de dezembro, as crianças, os professores, as educadoras, as assistentes operacionais e os pais/encarregados de educação encheram o recinto preparado para o evento, o qual se iniciou com a projeção de um filme alusivo ao Natal com a participação das crianças. Seguiu-se um concerto dinamizado pelos professores das AEC e pela Academia de Música e uma peça de teatro intitulada “Totó o palhaço ilusionista”. A festa terminou com a entrega de presentes às crianças e com muita alegria estampada no rosto de todos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

_____________________________________________________

Festa de Natal

1.º, 2.º e 3.º ciclos (escola sede)

No dia 16 de dezembro, realizou-se na Escola Sede do Agrupamento a tradicional festa de Natal, que contou com a presença dos alunos de todos os ciclos do ensino básico. Durante toda a tarde desfilaram no palco inúmeros “pequenos artistas”, alunos da nossa escola que embora alguns deles ainda fossem pequenos no tamanho, revelaram-se enormes no talento, encarando o público com grande coragem e seriedade, como se fossem profissionais do mundo do espetáculo. Música, dança, teatro, poesia (declamações) e coro preencheram o programa que animou a plateia formada pela comunidade escolar, contando com a presença de alguns encarregados de educação. Há muitos anos que não se via uma assistência tão grande na festa de Natal, enchendo por completo a sala destinada ao evento.

O espírito natalício foi reavivado nesse dia, apelando para o amor, para fraternidade e solidariedade, valores fundamentais para a formação de pessoas melhores e mais humanas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

_____________________________________________________

Decorações natalícias

Centro Escolar e Escola Básica 2,3 Padre João Rodrigues

A quadra natalícia traz-nos à memória os enfeites e decorações, as luzes e as cores do Natal. Um mês antes os alunos, os professores e os assistentes operacionais começaram o trabalho de decorar as salas, os corredores, o átrio, enfim, tudo o que pudessem no edifício da Escola Sede e no Centro Escolar para que na escola se respirasse um clima natalício. O resultado de tanto esforço e empenho é exemplificado através das imagens que aqui apresentamos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

_____________________________________________________

Decorações natalícias

Casa da Criança

Durante o mês de dezembro é frequente ouvirmos dizer que o Natal é das crianças, por esse motivo esta quadra foi vivida com maior intensidade no jardim-de-infância. Durante semanas toda a comunidade escolar da Casa da Criança trabalhou afincadamente na decoração dos espaços interiores do edifício, atribuindo-lhe um aspeto totalmente natalício. Quem ali entrava não podia ficar indiferente a tão belas decorações, sentindo de imediato a ternura e a graciosidade transmitidas pelo ambiente envolvente. O encantamento era visível no brilho dos olhos das crianças que se sentiam como se estivessem dentro de um dos muitos livros de contos de fadas que preenchem as prateleiras do seu jardim.

Este slideshow necessita de JavaScript.

_____________________________________________________

Audição do Ensino Articulado da Música

12 e 13 de dezembro de 2016

Nos dias 12 e 13 de dezembro, os alunos do Ensino Articulado da Música participaram numa audição que decorreu no átrio que antecede o refeitório do Centro Escolar e no átrio da Escola Sede. A audição consistia na atuação a solo de cada um dos alunos, onde acompanhados por um pianista, demonstraram o que já haviam aprendido, tendo-se saído muito bem. Esta atuação foi presenciada por alguns alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação que ficaram encantados com os dotes musicais dos meninos, enchendo de orgulho todos os que trabalharam para que eles chegassem até aqui. Parabéns a todos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

_____________________________________________________

Dia Internacional da Pessoa com Diversidade Funcional

3 de dezembro de 2016

O dia internacional das pessoas com deficiência agora chamado de dia internacional da pessoa com diversidade funcional (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.

Há já alguns anos que a nossa escola comemora esta data com diferentes atividades, este ano não foi exceção. Quisemos que o pessoal docente e não docente pudesse vivenciar as limitações que uma pessoa, com alterações nas funções da visão, tem na realização de atividades que envolvem este sentido, sensibilizando para a problemática das pessoas com deficiência e promovendo a aceitação da diferença.

No intervalo do período da manhã do dia 2 de dezembro (sexta feira), na sala de professores, foi distribuída a cada participante uma venda e, de olhos vendados, cada um deles degustou as iguarias confecionadas pelos nossos alunos com CEI, levando-nos a compreender o papel da visão no desempenho desta atividade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Podemos concluir que o grau de satisfação foi muito bom, houve envolvimento e contámos com uma elevada participação, sendo os objetivos concretizados na totalidade.

A expectativa e o entusiasmo dos alunos com Currículo específico individual foram notórios!

As docentes de Educação especial

_____________________________________________________

Dia Europeu sobre a Proteção de Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

18 de novembro de 2016

aquininguemtoca1Ajude a impedir que o seu filho seja vítima deste tipo de violência.

A exploração e o abuso sexual de crianças são ainda uma realidade trágica para as nossas sociedades. Constituem uma violação séria dos direitos das crianças e têm um efeito duradouro e de consequências prejudiciais para a vida inteira.

Para evitar estes crimes, processar os autores e proteger as vítimas, o Conselho da Europa e os seus Estados-Membros precisam de assegurar que os pais, educadores, organizações não-governamentais e decisores não se afastem do problema, mas que o discutam abertamente apresentando formas práticas de o resolver e tomar medidas concretas para resolvê-lo.

Uma boa comunicação com as crianças é fundamental e implica abertura, determinação, lealdade e um ambiente amigável e seguro. Nesse âmbito, o Agrupamento através do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) convida os pais/encarregados de educação a desempenhar um papel preventivo de fulcral importância, através, por exemplo, da leitura aos seus educandos do livro “Kiko e a Mão” (indicado para as crianças do 1.º ciclo) disponível no link: http://www.underwearrule.org/Source/PT/Book_pt.pdf

Esta iniciativa também inclui atividades levadas a cabo pelos professores do Agrupamento, seguindo as sugestões indicadas pelo GAAF.

_____________________________________________________

Feira de São Martinho

10 de novembro de 2016

Mais uma vez foi realizada a atividade “Feira de São Martinho”, que ao longo dos anos adquiriu o estatuto de imagem de marca do Agrupamento. O convívio entre diferentes gerações foi um dos principais objetivos do evento, juntando pais e filhos, avós e netos, num encontro salutar que nem sempre se torna possível na rotina cotidiana.

Coordenada pelo Agrupamento, a sua organização contou com a colaboração do Município, da ESPROSER, da Santa Casa da Misericórdia, da Associação de Pais e dos Bombeiros Voluntários, sendo que esta última não estava inicialmente prevista, revelando-se, porém, muito profícua.

O evento desde ano envolveu o maior número de número de instituições, associações e entidades do concelho de sempre, nomeadamente, o AMBULA através dos Centros Lúdicos, a Associação de Pais de Sernancelhe, a ESPROSER (Escola Profissional de Sernancelhe), a Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe (Lar de Idosos, Jardim de Infância e Creche), a GNR – Destacamento Territorial de Moimenta da Beira (Núcleo Escola Segura), o Centro de Saúde de Sernancelhe representado pela Unidade de Cuidados na Comunidade entre Douro e Távora, a A.C.I.S. (Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe), os Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, a Banda Musical 81 de Ferreirim / Conservatório de Música de Ferreirim, o Rancho Folclórico de Sernancelhe, o Rancho Folclórico das Arnas, a Associação Columbófila de Sernancelhe, a Casa do Benfica de Sernancelhe, a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, a Biblioteca Escolar Padre João Rodrigues, a Associação Ponto Solidário, o Centro Social Paroquial de Lamosa, o Centro Social Paroquial de Ferreirim e o Lar Nossa Senhora da Lapa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta atividade proporcionou uma maior aproximação entre os pais/encarregados de educação, as instituições, as associações, as entidades do concelho e o Agrupamento, assim como de toda a restante população, demonstrando que toda a comunidade está unida em torno da educação no concelho. Durante a implementação do projeto, foi evidente o grande empenhamento e entusiasmo de toda a comunidade escolar e extraescolar, dignificando o bom nome do Agrupamento, assim como de todos que estiveram envolvidos, quer através da sua colaboração, que através da sua presença. Não podemos deixar de salientar a forte colaboração e disponibilidade manifestada pelo Município.

A partir das 16:45 horas, decorreu no refeitório da Escola Sede o lanche/magusto, finalizando da melhor forma um dia de grande alegria e convívio salutar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

_____________________________________________________

Halloween

31 de outubro de 2016

Como manda a tradição o nosso Agrupamento festejou o Halloween, cuja origem remonta há 2000 anos atrás, quando o povo celta que vivia onde hoje se situa a Irlanda, a Inglaterra e o norte de França, comemorava o seu ano novo no dia 1 de novembro, data que marcava o fim do verão, o término da colheita e o início de um rigoroso inverno. A passagem do ano era associada ao início de um período sombrio, gélido, e na noite de 31 de outubro os celtas realizavam um festival chamado Samhain, em que se acreditava que a fronteira entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos era desfeita, e as almas dos antepassados caminhavam sobre a Terra. Como a maior parte do território celta era dominada pelo Império Romano, este começou a realizar um festival muito semelhante à tradição do Samhain, chamado Feralia.

No século IX, o papa Bonifácio IV determinou que esse dia passaria a ser o “Dia de Todos os Santos”, substituindo a celebração das almas dos antepassados, realizados nos rituais e festividades pagãs dos romanos e dos celtas, por uma veneração aos mártires cristãos. Foi nesse período que surgiu o nome que a festa assumiu hoje: foi designada por Alholowmesse, que significa em inglês antigo “Dia de Todos os Santos”. Assim, a noite anterior à festa, ou seja, dia 31 de outubro, passou a ser chamada de All-hallows Eve (referência a evening, que significa “noite” em inglês), o que se transformou, ao longo dos séculos, na forma hoje conhecida por Halloween.

Na nossa escola a festa foi organizada pelos alunos da turma B do 8.º ano, a qual decorreu na sala 4TM e onde participaram alunos de todos os anos de escolaridade. Quanto à forma como decorreu a atividade… as imagens falam por si!

Este slideshow necessita de JavaScript.

_____________________________________________________

Concurso de Montras

(Integrado na Festa da Castanha)

No âmbito da Festa da Castanha, a Autarquia de Sernancelhe promoveu um concurso de montras subordinado ao tema do evento. O nosso Agrupamento também fez questão de participar nesta iniciativa, classificando-se em 2.º lugar com a montra da Biblioteca Escolar e em 3.º lugar com as decorações do Centro Escolar de Sernancelhe. Parabéns a todos que trabalharam neste projeto, demonstrando grande disponibilidade e dedicação.

2.º classificado: Biblioteca Escolar Padre João Rodrigues

Este slideshow necessita de JavaScript.

3.º classificado: Centro Escolar de Sernancelhe (Escola Básica do 1.º ciclo de Sernancelhe)

Este slideshow necessita de JavaScript.

_____________________________________________________

“A Castanha dos Valores”

(Integrado na Festa da Castanha)

O Município de Sernancelhe lançou um desafio às escolas do concelho intitulado “A Castanha dos Valores”, que consistia na decoração de uma tábua em forma de castanha de acordo com um valor moral atribuído a cada turma. Esta proposta foi aceite por todos, resultando em trabalhos de grande qualidade artística que estiveram expostos à entrada da Feira da Castanha realizada nos passados dias 28, 29 e 30 de outubro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

_____________________________________________________

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

24 de outubro de 2016

Para comemorar este dia, a Biblioteca Escolar, sob a coordenação da professora Isabel Moreira, levou a cabo uma atividade em parceria com os professores Ana Faria, Fernando Santos, Mª Fernanda Aguiar e Lurdes São José, a qual consistia na leitura e análise do poema de José Jorge Letria e posterior ilustração. Participaram nesta iniciativa os alunos dos 4.º e 5.º anos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

_____________________________________________________

Dia Mundial da Resolução de Conflitos

20 de outubro de 2016

12144623

No dia 20 de outubro o nosso Agrupamento irá abraçar esta iniciativa, promovendo diversas atividades em contexto de sala de aula, integradas no Plano Anual de Atividades do GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família).

Para assinalar esta data, transcrevemos parte da notícia do Gabinete para Resolução Alternativa de Litígios, do Ministério da Justiça de Portugal sobre o Dia Mundial de Resolução de Conflitos.

“Tal como referido pela Association For Conflict Resolution (www.acrnet.org/crday), o Dia Mundial da Resolução de Conflitos foi criado em 2005 e visa:

– Sensibilizar os cidadãos para o recurso à mediação, arbitragem, conciliação e a outros meios de resolução dos conflitos de forma concertada;

– Promover o uso de meios de resolução de conflitos nas escolas, famílias, empresas, comunidades e entidades governamentais;

– Assinalar as vantagens dos meios de resolução pacífica de conflitos;

– Unir as populações através de celebrações nacionais a decorrer no mesmo dia em todo o mundo.”

A Coordenadora do GAAF

Emília Margarida da Rocha Sanches Castilho

_____________________________________________________

Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro de 2016

No dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, cujo tema este ano é: “O clima está a mudar: a comida e a agricultura também devem mudar”. Devido ao facto de este ano calhar num domingo, foi celebrado no nosso Agrupamento no dia 11 (terça-feira). Com o objetivo de assinalar este dia, realizaram-se duas ações de sensibilização/informação para o 2.º Ciclo na biblioteca escolar dinamizadas pela Sra. Enfermeira Vera Massa, sobre o tema “Alimentação saudável”. As ações consistiram em disponibilizar conjunto de jogos lúdico/didáticos, através dos quais os alunos aprenderam muito sobre a nutrição e a alimentação. Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para manter ou melhorar a saúde.

Foi muito divertido aprender brincando.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

_____________________________________________________

Dia de Aulas ao Ar Livredia-de-aulas-ao-ar-livre

6 de outubro de 2016

 

 

No dia 6 de outubro, a nossa escola associou-se à iniciativa realizada neste dia em todo o mundo intitulada “O Dia de Aulas ao Ar Livre “, onde diversas turmas tiveram pelo menos uma aula ao ar livre. O contacto com a natureza e com a luz do sol, fora dos limites da sala de aulas foi motivador para todos.

O Dia de Aulas ao Ar Livre é um dia para celebrar e inspirar a aprendizagem e a brincadeira fora da sala de aula. A hora do recreio é, também, tão importante quanto o resto do dia escolar!

O Dia de Aulas ao Ar Livre é um movimento que faz com que as crianças e os jovens desfrutem todos os dias, de tempo ao ar livre na escola!

Esperemos que este acontecimento se repita espontaneamente durante o ano letivo, mantendo a brincadeira e a aprendizagem ao ar livre como uma prática salutar para o corpo e para a mente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

_____________________________________________________

Dia Europeu das Línguas

26 de setembro de 2016

No sentido de celebrar a diversidade linguística e cultural, promover o multilinguismo e motivar os alunos para a aprendizagem de línguas estrangeiras, comemorou-se, de forma viva e entusiasta, o Dia Europeu das Línguas.

Atividades como o Quiz das Línguas, a pesquisa de palavras em diferentes línguas, os jogos interativos e as exposições, ilustraram e marcaram o dia.

Este slideshow necessita de JavaScript.