Colóquio “Centenário de Terras do Demo – Aquilino, letras e terra”

Nos dias 15 e 16 de novembro, decorreu no Auditório Municipal de Sernancelhe, o colóquio “Centenário de Terras do Demo – Aquilino, letras e terra”. Este evento fechou um ano de comemorações do centenário da primeira edição da emblemática obra literária “Terras do Demo” do renomado escritor nascido no Carregal, Aquilino Ribeiro. A primeira parte do ciclo de palestras iniciou com a apresentação do livro “Aquilino Ribeiro e as Terras do Demo: o marketing num território literário”, da autoria do Dr. Paulo Pereira Pinto, um sernancelhense dedicado ao estudo e à divulgação da obra de Aquilino, e cujo prefácio foi escrito por Aquilino Machado, neto do mestre. O Município de Sernancelhe patrocinou, também, a edição de um prato decorativo, assinalando tão singular centenário. Para abrilhantar o evento, tivemos o privilégio de assistir à atuação de um dos melhores guitarristas da atualidade, o músico Trevor Gordon.

No dia seguinte seguiram-se mais palestras em torno da obra de Aquilino, com natural destaque para as “Terras do Demo”, onde se abordaram aspetos sociogeográficos, literários, artísticos, culturais e históricos da vida e obra do escritor. Foram dois dias intensos, de grande confronto de ideias e diferentes perspetivas, conducentes a uma reflexão mais ampla do enorme impacto produzido pela obra de um escritor que continua tão atual como na sua época.

Do painel de oradores, faziam parte ilustres figuras de renome no panorama nacional, nas áreas da literatura, da cultura e da política, tais como, Carlos Silva (Presidente da Câmara de Sernancelhe), José Eduardo Ferreira (Presidente da Câmara de Moimenta da Beira), Aquilino Machado (neto de Aquilino Ribeiro e Professor do Centro de Estudos Geográficos IGOT – ULisboa), Nuno Crato (Ex-Ministro da Educação e Ciência e Professor Catedrático do ISEG), Ana Mafalda Matias (Professora do Instituto Politécnico de Viseu), Paulo Pinto (Técnico de Comunicação do Município de Sernancelhe), Anabela Oliveira (Professora da UTAD), Maria Eugénia Pereira e Nuno Rosmaninho (Professores da Universidade Aveiro), Serafina Martins (Professora da Universidade de Lisboa), David Justino (Ex-Ministro da Educação), João Soares (Editor Literário, Ex-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Ex-Ministro da Cultura) e Paulo Neto (Diretor da Revista Literária “Aquilino”). A plateia estava bem composta, com gente de diversas paragens e de áreas profissionais muito variadas, prevalecendo a área da docência. No final do colóquio, certamente todos saíram culturalmente mais ricos e mais conhecedores da vida e obra de um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos, assim como da sua influência na literatura nacional e mundial.

Prof. Fernando Santos