Patrono
Padre João Rodrigues
Com apenas 14 anos saiu de Portugal em direção à Índia. Em 1580 chegou ao Japão por intermédio da Companhia de Jesus. Ao serviço da Companhia dedicou-se ao ensino da gramática e do latim.
Alguns anos mais tarde concluía os estudos em Teologia em Nagasaki. Foi a Macau para ser ordenado sacerdote e, tendo regressado ao Japão, tornou-se intérprete, servindo como agente intermediário nas compras feitas às naus estrangeiras.
Conhecido como comerciante, diplomata e político, Padre João Rodrigues acabaria expulso do Japão no ano de 1610, por razões ainda não esclarecidas.
Regressado a Macau, iniciou uma série de investigações com vista ao conhecimento das origens das comunidades cristãs ali estabelecidas desde o século XIII. Considerado um clássico para o conhecimento do Japão, Padre João Rodrigues foi o autor da primeira gramática da língua japonesa e escreveu:
– “História da Igreja no Japão”. Vocabvlario da lingoa de iapam [vocabulário da língua do Japão, nippo jisho em japonês], o primeiro dicionário de japonês-português [1603];
– Arte de lingoa de iapam [arte da língua do Japão, nijhon-dai bunten em japonês], a primeira gramática da língua japonesa [1604]:
Apontado como um vulto da cultura universal, faleceu em Macau em 1633.