
Durante o mês de maio, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues dinamizou várias atividades, focalizadas n’O Valor da Família”.
Para se assinalar o Dia da Mãe, os alunos, professores, técnicos e assistentes operacionais quiseram deixar no Mural da BE, destinado ao Clube de Escrita da BE “Com a pena na mão”, bonitas mensagens às mães e receberam da sua biblioteca um marcador de livros; no Dia Internacional da Família, 15 de maio, os alunos de 1º ciclo foram convidados a escrever uma definição de Família, ou a desenharem a sua, numa ilustração decorada por eles, com a imagem de uma casa. Os trabalhos desenvolvidos nas aulas de Português e nas Aprendizagens Ativas e foram afixados ao longo dessa semana, também no Mural da BE.
No dia 27 de maio, a nossa biblioteca transformou-se num verdadeiro palco de memórias e emoções alguns idosos dos Centros Lúdicos alegraram o nosso dia, como reportório de histórias, tornando-se bibliotecas vivas, partilhando com, os mais jovens, o seu património cultural. A BE criou, com a colaboração da técnica Inês Balsa, do PDPSC, uma parceria local com a equipa do MEET Sernancelhe CLDS-5G, que mobilizou os membros dos diferentes Centros Lúdicos. De manhã, os alunos de 6º ano refletiram sobre a importância da sabedoria que os mais idosos encerram e produziram poemas, homenageando-os; de tarde, os alunos de 3º ano ofereceram uma leitura dramatizada de um poema, trouxeram fotografias e cartas dos seus avós e bisavós e aprenderam novas músicas e jogos que os convidados lhes ensinaram. Os trabalhos apresentados pelos alunos resultam da articulação da BE com os docentes de EMRC e Português, no desafio da produção textual.
Esta atividade intergeracional promoveu a empatia, o respeito pelo outro, a solidariedade, a dignidade e a valorização dos saberes dos nossos idosos, verdadeiros livros vivos da nossa comunidade. No final de cada sessão, a biblioteca ofereceu a cada convidado um certificado pela sua carinhosa partilha.
A professora bibliotecária, Marisa Neves