Chandeleur-Pancake Race

Este ano o Departamento Curricular de Línguas juntou uma tradição francesa, La Chandeleur, a uma inglesa, Pancake Race, proporcionando assim aos alunos uma tarde bem deliciosa e divertida.

Le Chandeleur é uma festa de origem pagã e cristã e, embora não seja exclusivamente francesa, é essencialmente neste país que assume maior popularidade.

No paganismo esta data representa o fim dos dias escuros de inverno e a chegada da primavera, enquanto no cristianismo corresponde à apresentação do menino Jesus ao templo. Por isso comemora-se no dia 2 de fevereiro, precisamente 40 dias depois do Natal, marcando assim o fim das comemorações natalinas.

A tradição de comer crepes nesta data remonta ao século V, quando crepes eram distribuídos aos peregrinos em Roma. O formato circular e amarelado simboliza a roda da vida e o seu elemento principal, o sol.

As professoras de Inglês, por sua vez, não quiseram ficar atrás e decidiram comemorar o Pancake Day (dia da panqueca) com uma tradicional Pancake Race (corrida da panqueca). 

Esta é a festa que simboliza o início da quaresma e por isso realiza-se na terça-feira de carnaval, ou seja, 47 dias antes do Domingo de Páscoa. Assim, o dia da panqueca varia entre o dia 3 de fevereiro e 9 de março. A corrida da panqueca é um evento relevante das celebrações da terça-feira de carnaval. O objetivo da corrida é alcançar a meta de avental e com uma frigideira na qual se encontra uma panqueca que se vai virando à medida que se vai correndo. É vencedor quem chegar em primeiro lugar com a panqueca na frigideira.

Assim sendo, e seguindo o encalço destas deliciosas tradições, no dia 5 de fevereiro os alunos de Francês do 7ºano tiveram o privilégio de fazer e degustar uns apetitosos crepes à moda francesa, enquanto os alunos do 3º e 4ºanos do 1ºciclo tiveram oportunidade de participar numa autêntica corrida de panquecas.

No entanto, antes de se dar início à corrida, foi necessário proceder ao aquecimento dos músculos para que os atletas pudessem dar o seu melhor. Esta atividade foi da responsabilidade da professora de Educação Física, Raquel Lopes, que teve a seu cargo a árdua tarefa de pôr os alunos a pular, a dançar e a cantar ao som de músicas bem conhecidas e divertidas. Como prémio de participação todos os alunos tiveram direito a deliciarem-se com um tradicional crepe francês, gentilmente confecionado pelo Clube Mini Chefes.

Prof. Liliana Nuno