No dia 29 de março dinamizou-se a atividade “Constrói ninhos”, em articulação com o Clube Ciência Viva na Escola, Projeto Eco Escolas e Clube de Proteção Civil.
A atividade consistiu na afixação de ninhos nas árvores do espaço escolar, uma prática importante para incentivar a preservação da fauna e da flora local. Os alunos do nono ano construíram as casas dos passarinhos nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica estando relacionado com a unidade curricular da arquitetura. Através desta ação, os alunos passam a compreender melhor a importância da biodiversidade para o equilíbrio ecológico, além de se consciencializarem sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.
Além disso, trata-se de uma ótima oportunidade para os alunos aprenderem sobre as diferentes espécies de aves presentes na região, os seus hábitos, alimentação e habitats naturais. Esse conhecimento contribui para a formação de uma consciência ambiental crítica e ampla. Também pode incentivar a preservação da fauna local, uma vez que as árvores e a sua envolvência são um local seguro e adequado para a nidificação de aves que enfrentam dificuldades em encontrar locais para se reproduzirem em áreas urbanas.
Atualmente, a iniciativa é cada vez mais vista em escolas por todo o país, demonstrando assim, que uma educação ambiental comprometida e ativa é essencial para a construção de um futuro sustentável.
O nosso especial agradecimento aos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe sem os quais não teria sido possível a concretização desta atividade.
Clube Ciência Viva na Escola, Projeto Eco Escolas e Clube de Proteção Civil