O Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues esteve presente, no passado dia 13 de outubro de 2022, em Valongo para participar no “Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2022” onde recebeu o galardão Bandeira Verde.
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
A ABAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem atividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.
Iniciado, no Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, no ano letivo 2022 /2023, o programa “Eco-Escolas” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido.
Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.
São, também, preocupações deste programa a disseminação de uma metodologia de abordagem das questões ambientais, inspirada na Agenda 21, para além da formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas desenvolvem, procurando constituir um contributo para a criação de parceiras com os respetivos municípios.
É com enorme alegria e orgulho que anunciamos, no primeiro ano de implementação do programa no Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, a conquista do Galardão Bandeira Verde que vem reconhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da cidadania e da educação ambiental. Agradecemos a toda a comunidade educativa, parceiros e Município de Sernancelhe, o contributo dado nas diferentes atividades realizadas ao longo do ano letivo no sentido de criar uma consciência de proteção do meio ambiente e de reduzir a nossa pegada ecológica PORQUE NÃO EXISTE PLANETA B.
Os coordenadores do programa Eco-Escolas Fernanda Ribeiro e Nelson Marques