O Agrupamento de Escolas Pe. João Rodrigues associou-se ao exercício nacional “A Terra Treme” com o objetivo de sensibilizar, preparar e alertar a comunidade educativa para o risco dos sismos. Desta forma, os alunos conseguem criar hábitos de segurança e de prevenção capazes de salvar vidas.
O professor Mário Rodrigues, responsável do clube Proteção Civil, referiu que é muitíssimo importante os alunos participarem nestas iniciativas de âmbito nacional porque estas estão relacionadas com três vetores: a educação, a segurança e a consciencialização.
A coordenação é feita pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil em Portugal e é colocada na prática pelos responsáveis da segurança nas escolas e dos clubes de Proteção Civil existentes. Desta forma, a comunidade educativa prepara-se para reagir de forma rápida e eficaz em caso de terramoto real.
A comunidade educativa do Agrupamento procedeu às normas específicas em caso de sismo. Podemos aferir que o exercício foi um sucesso pelo empenho que todos demonstraram.
Prevenir para salvar vidas.
O professor responsável do Clube Proteção Civil: Mário Rodrigues