Lançamento do livro “Estradas de Imaginação”

Os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica de Sernancelhe associam-se às comemorações dos sessenta anos da morte do escritor Aquilino Ribeiro com a redação da obra “Estradas de Imaginação”. O lançamento realizou-se no passado dia 29 de novembro de 2024 com a presença de mais de cinco centenas de pessoas entre alunos do Agrupamento de Escolas Pe. João Rodrigues e da Escola Profissional de Sernancelhe, Encarregados de Educação, instituições e demais convidados.

Para apresentar a obra, contámos com a presença do professor Mário Rodrigues, o impulsionador deste projeto literário; o Dr. Carlos Santos, Presidente do Município; o Dr. Paulo Neto, o maior conhecedor da obra Aquiliniana; o Engenheiro Armando Mateus, Vereador da Cultura e Presidente do Conselho Geral do Agrupamento; a Dra. Fátima Correia, Diretora do Agrupamento; e a professora Ana Paula Dias, responsável pela ilustração da obra.

Este evento foi abrilhantado com a presença do Conservatório Regional de Música de Ferreirim que nos presenteou com três momentos musicais; e também com representantes Bombeiros Voluntários, CPCJ, Juntas de Freguesia, professores, alunos, assistentes técnicos e operacionais, e Encarregados de Educação.

Este projeto nasceu no ano letivo 2023/2024 aquando das comemorações que se fizeram ao mestre Aquilino após as seis décadas da sua morte.

Esta obra surge num contexto delicado em Portugal mais precisamente com as invasões francesas em Portugal uma vez que Portugal continuou com a aliança com a Inglaterra e não obedeceu ao bloqueio continental decretado por Napoleão. Como consequência, Napoleão Bonaparte organiza três invasões ao território português. O exército francês onde passou, deixou um rasto de destruição e pilhagens que ocasionou uma grave crise económica. O rei D. João VI e a corte fugiram para o Brasil. O povo ficou entregue a si mesmo e o país nas mãos dos ingleses.

É neste contexto que Aquilino Ribeiro escreve o “Valeroso Milagre”, um conto inserido na obra “Estradas de Santiago” O local? Tabosa do Carregal, mais precisamente, o convento de Nossa Senhora da Assunção, onde o valeroso milagre aconteceu.

Em homenagem ao mestre Aquilino, decidiu-se denominar o livro com o título “Estradas de Imaginação” inspirado na obra “Estradas de Santiago”. Seguidamente, aproveitaram-se excertos do texto do “valeroso milagre” para dar continuidade à história, inspirando os alunos que redigiram um pequeno texto onde foi possível enaltecer o povo Sernancelhense pela proeza da sua imaginação e preservação do seu território e dos bens pessoais.

Aquilino, o mestre que pincelou a história com letras. Os alunos, os aprendizes que pretenderam agarrar o pensamento de Aquilino e introduzir um cunho pessoal aos textos, criando histórias únicas.

Nomes como Frei José; Luís Fidalgo, sacristão e forneiro; D. Maria de Matos; as freiras; lugares como a Tabosa, Aldeia de Santo Estevão, Carregal, Lamosa, Lapa, Penso, Granjal, Vila da Ponte e mesmo Sernancelhe, o rio Távora, os animais como as cabritas e os cães; os andorinhões e os pardais; os impetuosos franceses e o valoroso milagre são os ingredientes para o cozer das letras num retalho de imaginação.

Para finalizar, apenas referir que este livro é o terceiro projeto escrito com os nossos alunos de EMRC em Sernancelhe.

O primeiro livro, “O Livro dos Valores”, escrito em 2015, foi um livro onde se mencionaram os valores apreendidos nas aulas de EMRC.

O segundo livro, “O Rio Azul”, foi escrito em 2021, é um contributo para a reflexão sobre a ecologia e também uma forma de conhecermos o que enaltece o nosso concelho: os rios Vouga e Távora, a castanha Martaínha e o castanheiro, o Celhe, enquanto símbolo do nome da nossa terra, as ilustres personalidades como o Pe. João Rodrigues, o Dr. Fraga de Azevedo e o Aquilino Ribeiro e o esplendoroso santuário de Nossa Senhora da Lapa.

A coleção de livros escritos pelos alunos de EMRC vai continuar. No presente ano letivo está-se a preparar uma nova obra dedicada a um grande Sernancelhense – Pe. João Rodrigues Tçuzu. O Pe. João Rodrigues, um admirável Sernancelhense que ficou conhecido no Japão como o intérprete e na China como o Grande, tornou-se uma figura ímpar na história e no mundo.

Como é o patrono do nosso Agrupamento, o professor Mário Rodrigues revelou que chegou o momento de enaltecer a importância do escritor, do intérprete, do jesuíta, do político, do mediador, do comerciante, do elo de ligação entre o ocidente e o oriente.

Professor Mário Rodrigues