PARLAMENTO DOS JOVENS | Sessão Distrital

A fase distrital iniciou-se com a eleição dos membros para a Mesa da Sessão Distrital, no dia 15 de fevereiro, no IPDJ em Viseu. A candidata da escola presente nesta reunião, foi a aluna Catarina Dias que, apesar de não ter sido eleita, representou muito bem a escola, apresentando os melhores argumentos para defender a sua candidatura.

No dia 6 de março, em Carregal do Sal, na Sessão Distrital do Programa Parlamento dos Jovens o nosso Agrupamento foi representado pelas deputadas eleitas na Sessão Escolar, Madalena Santiago e Vitória Santiago (deputadas efetivas) e Laura Almeida (deputada suplente), cuja prestação nos deixou bastante orgulhosos.

Entre 27 escolas participantes nesta Sessão Distrital, o nosso Projeto de Recomendação foi o quarto mais votado. Isto não seria possível sem o empenho e participação de todos os alunos que se juntaram para formar as listas e apresentaram as suas ideias/propostas nos respetivos Projetos de Recomendação e, sem a discussão e negociação feita pelos deputados que estiveram na Sessão Escolar.

Na eleição final para as 4 escolas do distrito que estarão na Sessão Nacional, a nossa escola ficou novamente em 4º lugar, mas como havia um empate, após nova votação, acabou por ficar em 5º lugar (primeira escola suplente), com a diferença de apenas 1 ponto.

A forma como todos os alunos envolvidos neste projeto fizeram ouvir as suas opiniões, a forma como argumentaram para defender os seus pontos de vista, permite-nos perceber que estamos no bom caminho para formar cidadãos intervenientes, com capacidade de pensar crítica e autonomamente, com capacidade para comunicar e trabalhar colaborativamente.

Um agradecimento a todos os que colaboraram nas diversas etapas deste projeto e que tornaram possível a sua concretização.

Aos alunos que aceitaram este desafio desde o início e, aos que nesta fase assumiram a responsabilidade de representar a escola… MUITOS PARABÉNS! Espero que continuem a lutar pelos vossos ideais, a formar opiniões e a manifestar essas opiniões respeitando sempre os princípios fundamentais de uma sociedade democrática!

Prof.ª Fernanda Ribeiro