PNA | Projeto “MOMENTOS E PERSONALIDADES” – “INTER”

No âmbito do projeto do Plano Nacional das Artes, foi encenada, no auditório municipal, uma peça de teatro com alunos do 8º e 9º anos, peça que nasceu a partir da pessoa do padre João Rodrigues (1561-1633), jesuíta português, linguista e missionário que desempenhou um papel significativo no Japão, durante o período de expansão missionária cristã.

João Rodrigues, chegado ao Japão em 1577, com cerca de dezasseis anos, rapidamente demonstrou talento excecional para aprender a língua japonesa, tornando-se, assim, um elo importante entre os missionários jesuítas e os japoneses. Foi intérprete e secretário em missões diplomáticas e religiosas e foi conselheiro em questões de intercâmbio cultural e político.

Num mundo fragmentado, as viagens, enquanto construtoras de pontes, desempenham um papel fundamental. Os viajantes atravessam fronteiras físicas, emocionais e espirituais, cumprindo a verdadeira viagem, a que se faz com o coração. Ao caminharem por paisagens que refletem as suas memórias e os seus sonhos, descobrem que a verdadeira viagem não é feita com os pés, mas com o coração.

“i n t e r” foi um espetáculo poético que entrelaçou empatia e alteridade com a beleza da diferença, lembrando-nos que, apesar das distâncias, habitamos todos uma casa comum.

Esta peça é da autoria do docente César Prata e nela participaram os alunos Filipa, Mariana e Kauã do 8ºA, Mariana e Madalena do 8ºB, Ema, Sara e Simão do 9ºA e Anabella e Mateus do 9ºB.

Participaram ainda neste projeto a Escola Profissional de Sernancelhe, com os alunos do curso de cozinha/pastelaria que fizeram algumas “Iguarias do Japão”, para os alunos saborearem e deram a conhecer as respetivas receitas.

O espetáculo contou ainda com a participação do docente de educação musical, Sérgio Carvalho que em parceria com o docente César Prata e Maria Balteira (Grupo Ningue Ningue) e os alunos do 5ºB e 6ºB, apresentaram um momento musical relacionado com a época da peça.

Neste evento contamos ainda com a presença da coordenadora intermunicipal, Dra. Paula Soares, que ficou encantada com o espetáculo.

Consideramos que esta foi uma atividade excelente, que reuniu o teatro, a música e a história, bem como a cidadania. No final da peça, realizou-se um breve debate e uma reflexão acerca das mensagens que a peça pretendeu transmitir.

Profs. Ana Paula Dias, César Prata e Fernanda Ribeiro