Prevenção rodoviária – crianças fardadas de GNR

Dia 2 de junho, a turma A do quarto ano, participou numa ação de sensibilização à comunidade automobilista, promovida pela GNR, na qual as crianças se vestiram com a farda da mesma instituição.

As crianças saíram para a rua orgulhosos da farda que vestiam. Foi com esse espírito, que deram início à sua tarefa, o agente mandava encostar o carro e as crianças davam conselhos ou pediam documentos.

Curiosos e motivados para a missão que estavam a desenvolver, quiseram ver todos os documentos que numa situação normal de auto-stop os agentes pedem, assim viram carta de condução, cartão de cidadão, cartão único (de título de registo do veículo), documento de inspeção, carta verde e documento do imposto de circulação. Ainda não satisfeitos por ver os documentos, também quiseram ver alguém soprar ao balão, fazendo o teste de alcoolémia.

Os agentes, disseram-lhes que como eles estavam a exercer bem o seu papel, havia ainda algo que eles também pediam nas operações de auto-stop, que é o colete e o triângulo, pelo que, pediram-nos aos automobilistas seguintes. Acabada a missão regressaram à escola contentes com a atividade desenvolvida e alguns, manifestando a vontade de ingressar futuramente na GNR.

Prof.ª Isabel Fernandes