PROJETO ERASMUS+ “LA MYTHOLOGIE ET L’ART” – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE JOÃO RODRIGUES, SERNANCELHE

De setembro 2022 a maio de 2024 os alunos do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, Sernancelhe participaram num projeto Erasmus+  intitulado “La mythologie et l’art” em colaboração com alunos italianos das escolas Istituto Comprensivo San Costantino, Calabro e Istituto di Istruzione Corridoni Campana, Osimo e espanhois, da escola Colegio Nuestra Señora del Huerto Istituto, Pamplona.

Ao longo destes dois anos, os alunos desenvolveram diversos trabalhos: pesquisa sobre as tradições e os mitos de cada país, seleção de informação,  criação de textos, traduções, elaboração de jogos, apresentações de trabalhos, gravação de  vídeos, entre outros) e desenvolveram as suas competências em Inglês e Francês. Ao longo do projeto também decorreram quatro mobilidades. Cada uma permitiu que um grupo diferente de  6 alunos portugueses pudesse  conhecer outras realidades, mergulhar numa nova cultura, interagir com pessoas de diferentes origens, ampliando a sua compreensão do mundo e o seu sentido de tolerância. Em cada mobilidade foi também produzida  uma comédia musical em língua francesa, aberta a toda a comunidade, alusiva aos mitos de cada região: La Nymphe Scrimbia (Calabria), La Reine Sybille (Osimo), Notre Dame de Lapa (Sernancelhe)  e Mari et ses sorcières (Pamplona).  A pensar na proteção ambiental, na redução da pegada ecológica e como símbolo de amizade e de passagem dos parceiros foi plantada  uma árvore autóctone em cada escola.

Além de terem desenvolvido as suas competências linguísticas (possibilidade de  praticar e aperfeiçoar as línguas estrangeiras em contexto real e significativo) e digitais, os alunos desenvolveram outras competências tais como a criatividade, a cooperação, o espírito crítico,  a responsabilidade, o trabalho colaborativo, e até  a aprendizagem em serviço; metodologia que combina a aprendizagem académica com o envolvimento comunitário, oferecendo aos alunos a oportunidade não apenas de adquirir conhecimentos e habilidades, mas também de contribuir positivamente para a sociedade. No dia 19 de abril, por exemplo, aquando a última mobilidade, os alunos trabalharam em colaboração com os residentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Pamplona na confeção dos trajes para a comédia musical, tendo-lhes posteriormente proporcionado um espetáculo único e divertido sobre um mito de Navarra que juntou ainda os mitos das outras regiões. O espetáculo culminou na plantação de sementes na horta do lar para os residentes cuidarem.

Os projetos Erasmus+ são uma oportunidade única para que alunos com dificuldades socioeconómicas e/ou com necessidades educativas, alunos que nunca saíram do seu país ou até mesmo da região onde moram, alunos imigrantes possam interagir com outros alunos, cooperar com a comunidade e integrar-se na sociedade.

As mobilidades serão certamente lembradas como uma experiência única e inesquecível na vida destes alunos que puderam viajar.

Participar neste projeto Erasmus+ foi uma experiência enriquecedora, repleta de novas descobertas, aventuras e momentos especiais.  

Não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que fizeram parte deste interessante projeto pelo seu excelente trabalho e pela sua colaboração abnegada: professores e alunos que participaram no projeto e restante comunidade escolar; comunidades locais, associações e parceiros variados, Câmaras Municipais, Conservatório Regional de Música de Ferreirim (Sernancelhe), os músicos de la Pamplonesa, Residência Casa da Misericórdia de Pamplona, entre outros que, sem querer, ficaram esquecidos.

Que o exemplo se espalhe e boa sorte para as suas futuras aventuras!

Prof.ª Paula Ferreira

Mobilidade a San Costantino Calabro (Itália):

Mobilidade a Osimo (Itália):

Mobilidade em Sernancelhe (Portugal):

Trabalho elaborados pelos alunos sobre o Mito de Nossa Senhora de Lapa:

Mobilidade a Pamplona (Espanha):