V centenário da morte de Leonardo da Vinci

Os Descobrimentos portugueses contribuíram para recuperar a crença nas capacidades do Homem. A coragem dos marinheiros, a sua capacidade de resistir, de não desistir perante as adversidades e a incerteza daquilo que iriam encontrar fez com que os Homens recuperassem a confiança em si mesmos. É essa capacidade do ser humano que os renascentistas valorizam: o Homem é colocado no centro do mundo (Antropocentrismo).

Leonardo da Vinci continua a ser considerado um dos maiores génios da História, o Homem ideal do Renascimento. A sua curiosidade e vontade de saber mais e mais sobre o Homem e tudo o que o rodeia, levou-o a uma procura incessante e, ao desenvolvimento de conhecimentos em vários assuntos e áreas completamente distintas.

A sua marca ficará para sempre na História da Humanidade e o seu exemplo deveria continuar a ser uma inspiração para todos. Daí a importância destes trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 8º ano. Espero que esta pesquisa tenha servido de inspiração para as suas vidas e também para perceberem que são os Homens que fazem a História!

“Porque conhecer é como nunca Ter visto pela primeira vez,

E nunca Ter visto pela primeira vez é só Ter ouvido contar”

[Alberto Caeiro]

Prof. Fernanda Ribeiro