Nos dias 5 e 6 de abril, os alunos de todos os anos de escolaridade do 1º ciclo deslocaram-se à aldeia da Faia, atividade inserida em projetos das disciplinas Património Local e Educação para a Cidadania (Água/Energia).
No Centro Interpretativo, guiadas pela professora Maria Sobral, as crianças assistiram a um pequeno filme sobre a Faia antiga, a primeira aldeia a ficar submersa em Portugal, durante o Estado Novo, aquando da construção da Barragem do Vilar. Também visitaram, no mesmo local, uma exposição muito elucidativa sobre a construção da referida barragem.
Os alunos tiveram a oportunidade de visitar a latoaria do senhor José Caiado, artesão muito conceituado na região. As peças de artesanato expostas no seu atelier prenderam a atenção das crianças, as quais quiseram satisfazer a sua curiosidade quanto à sua utilidade e modo de produção.
A igreja, transladada da Faia antiga, foi visitada com muita curiosidade e atenção, pelas peças antigas existentes no seu interior.
Deslocaram-se à necrópole de sepulturas antropomórficas, abordando a importância do estudo e manutenção destas sepulturas, as quais indiciam uns bons anos de existência desta localidade.
Ainda tiveram a oportunidade de passar na Barragem, relembrando a importância desta para a produção de energia elétrica.
Em pouco tempo, os alunos contactaram com as riquezas de uma aldeia que eleva em qualquer parte do nosso país a beleza do nosso concelho, sendo também a paisagem um dos grandes pontos de interesse desta localidade, pela existência (embora este ano em pouca quantidade) de um bem essencial à Vida – a ÁGUA.
Os professores do 1º ciclo