“Rostos da Tolerância”

No Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, no dia 16 de novembro, comemorou-se o Dia Internacional da Tolerância. Esta data foi estabelecida em 1995, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aprovou na sua Conferência Geral Declaração de Princípios sobre a Tolerância.

No momento em que a educação enfrenta um dos maiores desafios da história – a pandemia de covid-19 – é importante que o foco da atenção da escola esteja no bem-estar de seus alunos. Considerando que o impacto do vírus e da pandemia continua a depender também do comportamento de cada um de nós, constatamos que há necessidade de reforçar a sã convivência, onde a tolerância e a resiliência são essenciais aos comportamentos recomendados em contexto escolar.

                Assim surge a atividade “Rostos de Tolerância”, organizada pelo Clube Europeu e Cidadania e Desenvolvimento, com a colaboração das disciplinas de EMRC, Educação Física e dos Diretores de Turma, Professores Titulares de Turma do 1º Ciclo, PNC, SPO, PDPSC, Clube de Origami e Projeto Eco – Escolas, que aglutina os diversos trabalhos e que teve como principal objetivo motivar os alunos para o respeito pelas culturas, crenças e tradições dos outros e para a compreensão dos riscos da intolerância.

Prof. Ana Paula Pereira