O Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues assinalou mais um Dia Internacional da Pessoa com Diversidade Funcional, dia 3 de dezembro, com a atividade Arte e Inclusão que pretendeu sensibilizar toda a comunidade educativa para o tema da inclusão. Numa escola cada vez mais diversa, a inclusão e a participação de todos são um desafio constante e prioritário. A construção de uma escola mais inclusiva e livre de discriminação contribui para a desconstrução de preconceitos na nossa sociedade, tornando-a mais justa e equitativa. A escola é a força mobilizadora mais capaz de gerar, na sociedade, uma efetiva mudança.
Com este objetivo, o grupo de Educação Especial e docente de EMRC, com a colaboração do grupo de Educação Visual, do AE Padre João Rodrigues, promoveram a atividade Arte e Inclusão, no dia 4 de dezembro, com a presença da pintora Maria de Lurdes Oliveira, membro da APBP (Artistas Pintores com a Boca e o Pé), onde realizou uma sessão de pintura, falou da sua história de vida, dos obstáculos superados e, sobretudo, das conquistas alcançadas. A pintora Maria de Lurdes respondeu às perguntas dos nossos alunos, transmitindo uma mensagem de motivação e resiliência, como forma de superarmos os desafios e atingirmos uma vida feliz e plena de afetos.
Os alunos ainda tiveram oportunidade de experimentar a pintura com a boca, decorando o Elmer- O Elefante Diferente.
Agradecemos a presença da pintora Maria de Lurdes, a colaboração da APBP, do Grupo de educação Visual, da direção do AE, alunos, docentes e assistentes operacionais que contribuíram para a realização desta atividade.
As docentes de Educação Especial.