No dia 5 de março realizou-se a formação de Suporte Básico de Vida para os alunos de 9.º ano do nosso Agrupamento e dos alunos da ESPROSER no âmbito das ações de sensibilização da saúde escolar/PRESSE e do clube de Proteção Civil com o apoio dos bombeiros voluntários de Sernancelhe.
A formação decorreu no quartel da Associação Humanitária e foi planeada e executada pelos bombeiros. Desta forma, os alunos puderam relembrar as competências adquiridas no ano letivo anterior e recordar os passos a realizar em caso de emergência.
Podemos aferir que os alunos conseguem executar o SBV até à chegada da ajuda diferenciada.
Os nossos alunos conseguem contribuir para salvar vidas ao garantir as condições de segurança do local onde se encontra a vítima, ao verificar se está consciente abanando-lhe suavemente os ombros e chamando por ela. No caso de a vítima não responder, são capazes de verificar se está desmaiada (inconsciente) avaliando depois se respira, recorrendo à técnica VOS: Ver se o tórax expande, Ouvir a passagem do ar e Sentir a respiração na face. Caso a vítima não respire, sabem como proceder ao ligar de imediato 112, recorrendo à alta voz do telemóvel, e se necessário abandonando a vítima. Além disso, sabem que de seguida têm de iniciar o SBV até a vítima recuperar ou chegar ajuda diferenciada.
Como sempre, a Associação Humanitária do nosso concelho associou-se a esta iniciativa com toda a boa vontade e gratuidade caraterísticas inerentes aos soldados da paz. Então, aproveitamos para agradecer aos Bombeiros Voluntários, na pessoa do comandante Luís Sérgio Fonseca, pela disponibilidade e ajuda nesta atividade.
O profs. Mário Rodrigues e Susana Soeiro