A Química está na moda! – 9A (dez. 2019)
Chemistree – uma árvore de Natal com muita Química – 9ºA e 9ºB (dez. 2018)
Está a decorrer a 4ª e última fase de votação.
Em breve serão anunciados os vencedores de Inverno.
Para além das escolhas a cargo de um Júri, qualquer pessoa pode exprimir a sua preferência, clicando no . Estão publicados 167 trabalhos de vários países (alguns já premiados nas fases anteriores – Primavera, Verão e Outono). Apenas 2 são de Portugal e são os nossos! Não é já motivo de orgulho?
A Química está na moda!
Cada aluno da turma decorou uma T-shirt alusiva a um elemento químico, diversas informações (número atómico, massa atômica, distribuição eletrônica, classificação, localização da tabela, descoberta – data e cientista, aplicações…).
Foram elaboradas 20 T-shirts para os 20 primeiros elementos da Tabela Periódica – do Hidrogénio, H ao Cálcio, Ca.
Vídeo/9ºA (dez. 2019)
– categoria Serviço e Educação –
Para deixares o teu LIKE, clica no link em baixo.
https://iupac.org/100/pt-challenge-entry/chemistry-is-in-fashion/
Chemistree – uma árvore de Natal com muita Química
Os alunos construíram uma Árvore de Natal diferente, feita com troncos de madeira, onde as habituais decorações de Natal foram totalmente substituídas por símbolos químicos feitos com materiais diversos. Este trabalho resultou numa árvore de Natal única, criativa, colorida e cheia de química.
Foto/9ºA e 9ºB (dez. 2018)
– categoria Arte –
Para deixares o teu LIKE, clica no link em baixo.
https://iupac.org/100/pt-challenge-entry/chemistree-a-christmas-tree-with-lots-of-chemistry/
Ambos os projetos, contaram com a colaboração de mães, pais, avós, tias e outros amigos e estiveram expostos no átrio da Escola Sede do Agrupamento.
A Organização das Nações Unidas declarou 2019 como sendo o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, uma ferramenta de trabalho muito importante, na área da Química. Contém os 118 elementos químicos que atualmente se conhecem, “blocos de construção” de toda a matéria. Decorreram inúmeras iniciativas, a nível mundial, para assinalar o 150º aniversário da sua criação, associada particularmente ao russo Dmitri Mendeleev. Atualmente, conhecem-se 118 elementos químicos, os “blocos de construção” de toda a matéria. Tal como as vinte e seis letras do nosso alfabeto permitem construir inúmeras palavras diferentes, também os elementos químicos se ligam para formar a enorme diversidade de substâncias que existem. São representados universalmente pelo respetivo símbolo químico: uma ou duas letras. a primeira letra é sempre maiúscula e a segunda, se existir, é minúscula. Assim, por exemplo, para o Elemento Hidrogénio, o símbolo é H e para o Cálcio, o símbolo é Ca.
Prof. Cristina Albino